Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conic - Por suas óticas

Corredor das óticas / Foto: Felipe Santa Brígida

Localizado no coração de Brasília, o Conic foi considerado até a década de 90, o centro comercial de referência em óticas do Distrito Federal. Hoje, encontramos uma ótica próximo a nossa residência ou trabalho com mais facilidade, mas durante muito tempo elas se concentravam neste centro comercial.


São quinze prédios que formam o complexo comercial conhecido por Conic, seis destes foram construídos pelo empresário cearense Antonio Venâncio da Silva. Além dos Edifícios Venâncio II, III, IV, V e VI  que fazem parte do complexo, o empresário construiu um verdadeiro império em Brasília, entre dois centros comerciais que foram referência durante décadas.

Veja também: entrevista com a Prefeita do Conic


Salomão Cardoso Varão, conhecido como “Sabá”, chegou no Conic em 1973. Foi gerente por sete anos da extinta loja Zona Franca, especializada em jeans importado. Em 1980, alugou do senhor Venâncio uma das óticas que ali existiam,  três anos depois  teve a oportunidade de comprar a Ótica Focal.


“As primeiras óticas foram inauguradas no Conic na década de 70 e por lá ficaram. Em 1980, com a chegada da Clínica São Rafael, que era conveniada ao SUS, as óticas passaram a ser procuradas também por aquelas pessoas  que se deslocavam até o centro de Brasília para realizar exames oftalmológicos”, explica Sabá.


Inquilino da Ótica Pollyanna desde 2000, José Cândido Batista conta que no Conic encontra-se a melhor variedade em óticas na região central de Brasília. Seu Cândido diz o que diferencia as óticas do Conic das demais : “A maioria das óticas espalhadas por Brasília não têm um laboratório, o custo é muito alto. O Conic  possui a maior parte, o que por sua vez, garante rapidez na entrega dos óculos”.

Os comerciantes afirmam  categoricamente que o seu público alvo é o externo, apesar dos quase 10 mil trabalhadores que ali frequentam diariamente. Isso demonstra que os brasilienses vem mantendo a tradição ao longo desses 44 anos.

Por Felipe Santa Brígida - Esquina Online