Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conic - Espaço Cultural para todas as tribos

Ao longo dos seus 47 anos, o Conic é visto como um espaço de diversidade. Além dos diversos estabelecimentos como igrejas, boates, sex shops, lojas alternativas, salas de teatro, saunas, cinemas e bares, o local é também conhecido pela cultura. A pluralidade do cenário pode ser notada no Espaço Cultural que é ocupado por batalhas de hip hop, campeonatos de skate ou encenações teatrais. Essas atividades são realizadas na maioria das vezes na praça central ao lado das lojas. O subsolo também recebe alguns eventos, como por exemplo, lançamentos de livros ou festas de música eletrônica, segundo a prefeita do Conic, Flávia Portela. 

Praça central do Conic onde são realizados diferentes eventos / Foto: Maria Eduarda Cardim 

Flávia explica que não há um lugar fixo para as festividades e que qualquer pessoa pode solicitar o espaço. Porém há normas. É necessário assinar um contrato com um termo de responsabilidade. “O procedimento de você fazer um evento fora, em qualquer lugar, é o mesmo de fazer um lá no Conic”, conta a prefeita.

Uma das lojas que utiliza o espaço para fazer eventos é a loja de skate, Funhouse. O supervisor, Stênio de Araújo, de 34 anos, conta que todo mês é realizado um evento na praça central organizado por um coletivo de 6 lojas para reunir os clientes, fazer brincadeiras, dar brindes, fazer grafites e realizar campeonatos de skate. Além de divertir, o objetivo é ajudar a divulgar as lojas que têm um público diferenciado.

Stênio de Araújo, supervisor da loja Funhouse, que já realizou e participou de eventos no Conic / Foto: Carine Bender

O supervisor, que trabalha há 13 anos no Conic, conta que hoje os problemas para realizar os eventos são poucos, mas antigamente já houve dificuldade. Devido ao público grande, havia depredações, grande quantidade de lixo, música alta, e com isso, surgiam reclamações. Atualmente, para evitar as complicações, os estabelecimentos chegaram a um acordo, e os eventos normalmente ocorrem nos finais de semana à tarde com a presença de seguranças para manter a integridade do local e evitar vandalismo.

Confira na íntegra a entrevista realizada com Stênio de Araújo.

Outro estabelecimento que utiliza o espaço cultural do Conic é a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). Todo ano ocorre a “Mostra Dulcina”, e o último evento realizado pelos alunos da faculdade foi uma exposição com feira de aprendizado. A produtora cultural da Fundação Brasileira de Teatro, Julie Wetzel, acredita que essas atividades trazem mais vida e visibilidade ao espaço. “O evento transformou o espaço com as crianças e famílias que vieram participar”, afirma.  

O publicitário, Raphael Ribeiro, também já frequentou os eventos do Dulcina no Conic e foi em festas de música eletrônica, hip hop e rock. Ele relembra que na época que frequentava era lotado. Ele e Julie acreditam que os eventos são uma forma de quebrar os tabus e apresentar o local às pessoas que ainda não conhecem.

Entre exposições de artesanato, festas de música eletrônica, campeonatos de skate, batalhas de hip hop, lançamentos de livros, exposições de arte, encenações teatrais e shows de rock, o que não falta são opções culturais no Conic para os mais diferentes gostos.

Cartazes divulgando os eventos que acontecem no Espaço Cultural do Conic / Maria Eduarda Cardim

Por Maria Eduarda Cardim - Esquina Online