Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

CONIC - A diversão nas noites


Boate e bares atraem público interessado em se divertir

Rodas de conversa em um dos bares do Conic / Foto: Lucas Veloso
Os corredores sombrios das noites no CONIC escondem uma característica forte do lugar, o conjunto de prédios não é apenas local de trabalho. Quando a noite chega e as portas do comércio são trancadas, bares e uma boate animam a noite de um público diversificado e alternativo. Segundo a prefeitura, entre bares e restaurantes, 20 estabelecimentos funcionam no Setor de Diversões Sul, além da casa de festas.

O pedreiro Márcio Guerra, 29 anos, e a salgadeira Cláudia Gina, 36 anos, aproveitavam a noite de sábado em um dos bares. O casal trabalha no Lago Sul, e frequenta o CONIC aos finais de semana. Um dos motivos da escolha do local é a proximidade com a Rodoviária do Plano Piloto, já que moram no entorno do Distrito Federal. “Gosto muito daqui, pois podemos sentar para conversar em um ambiente tranquilo. Já ouvi falar sobre os usuários de crack e as prostitutas, mas às vezes saímos tarde daqui, e, mesmo assim, nunca vimos nada disso”, conta Cláudia. Enquanto a a equipe do Esquina Online conversava com o casal, uma pedinte se aproximou e pediu parte do alimento que era consumido. “Essa é a parte ruim. Eles pedem demais e incomoda um pouco. Mas todo lugar tem disso”, afirma Márcio.


O auxiliar de escritório Marcos Ribeiro, 54 anos, trabalha há onze anos no CONIC. Sentado à mesa do bar, ele conta que o lugar passou por uma transformação nos últimos cinco anos. “Aqui acontecia de tudo. Era muito fácil ver jovens usando crack e a prostituição tomava conta da noite. Vivi as diferentes épocas daqui, hoje considero um lugar muito tranquilo”. O gerente de um dos estabelecimentos, que preferiu se identificar apenas como João, 35 anos, conta que os bares funcionam de segunda a sábado, e que todos os dias tem movimento. “O CONIC é mal falado, mas não tem mais os problemas de anos atrás. Está tudo bem diferente se comparado há sete anos quando comecei a trabalhar no bar”, revelou.


BALADA

A Galleria é um dos points gays mais tradicionais de Brasília / Foto: Lucas Veloso
A diversão no CONIC não acaba às 22h30, horário aproximado de fechamento dos bares. No subsolo ao lado de uma igreja, a batida da música vai até o amanhecer do dia seguinte. Na entrada, um segurança checa o documento de identificação dos frequentadores. Ao descer a escadaria, a bilheteria decorada com panos vermelhos e iluminação da mesma cor, dá as boas vindas à boate.

O Espaço Galleria funciona ali desde 1974, são 40 anos de história. Neste período, passou por repressão durante a ditadura militar e se transformou em um point gay de Brasília.  Mas o público, entre 18 e 30 anos, é variado. Assim como os estilos musicais. Segundo o produtor das festas, Kellison Daniel, 30 anos, as noites são temáticas. “Hoje, por exemplo, nosso tema é Halloween. Mas aqui nada é fixo, não há monotonia. House, pop, funk... tocamos de tudo”, conta.

O produtor das festas também
 participa das festas / Foto: Lucas Veloso

Em meio à diversidade cultural do CONIC, a proximidade da boate com uma igreja incomoda o empreendedor cultural Thiago Peres, 25 anos. “Não venho sempre aqui. Mas eu acho que todas as igrejas deveriam sair do CONIC. Aqui é lugar de diversão, e isso não combina com religião”, defende. O estudante João Marcos, 20 anos, frequenta o local há dois anos. “O CONIC está perto de tudo, está no centro. E o melhor é que aqui o público é misturado. Quando venho, costumo ir embora só às seis da manhã”, conta o estudante ao entrar na boate para mais uma noite de festa.

No espaço, que tem capacidade para 400 pessoas, o cabelereiro Antônio Costa, 34 anos, reclama. “Em Brasília falta mais opções para o público gay, a Galleria é um dos poucos lugares onde a gente pode se divertir”, opina. No final da madrugada, o apagar das luzes da boate é sinal que mais um dia estar por vir no centro comercial mais cultural da cidade.


Por Lucas Veloso - Esquina Online


Além das apresentações de DJs, as festas do Espaço Galleria têm performances de covers e drags ao longo das noites. Veja os vídeos: