Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conic - O sebo de Ivan Presença

Localizado no centro do poder, o quiosque cultural, que é um sebo, tornou-se uma referência para os apaixonados por livros raros, boa música e reunião de amigos. Ivan Presença, 65 anos, carioca, livreiro de coração, está no CONIC desde 1980.

 A paixão por livros começou na adolescência, ainda no Rio de Janeiro.” Sempre gostei de visitar redações de jornais, revistas, rádios, televisão”. Ele declara que trabalha por uma “necessidade orgânica” e que não enxerga outra possibilidade de sobrevivência.

Leia mais: livrarias no Conic

A abertura da livraria se deu em sociedade com seus dois irmãos. “E o nome da livraria surgiu por conta dessas presenças constantes em redações”, relata. Ele promoveu inúmeros lançamentos de livros, além de possuir um espaço de cultura e integração com os clientes. Após uma grave crise financeira, teve que fechar a loja e abrir posteriormente o quiosque cultural.


Convivência

Segundo ele, a convivência com os vizinhos é pacifica. As brigas são entre o inquilino e o dono do estabelecimento para receber o aluguel, uma vez que o movimento é baixo e os alugueis caríssimos, ironicamente relata.

Ele possui clientes variados e não há uma gama grande de clientes. Diz também que esse não é um comercio, mas uma “caixinha de surpresas”. As pessoas procuram por uma necessidade quando se lembram do quiosque cultural. Em relação ao CONIC, afirma não ser um centro comercial. As pessoas só procuram por necessidade, seja em busca de um dentista, oftalmologista, rezador, ou quebrar um mal olhado na igreja.


Por Ricardo Moura