Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Chico Anysio: admirado dentro e fora dos palcos


Ele foi um artista completo: dirigia, atuava, era comentarista de futebol, radialista, escritor, humorista, pintor e compositor.  

Por Nádia Laís

Aos 80 anos de idade, Chico Anysio faleceu hoje, às 14h52, de parada cardiorrespiratória, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele passou por diversos tratamentos médicos desde o fim de 2010, quando foi internado pela primeira vez com dificuldades na respiração.  Ele será velado no Theatro Municipal neste domingo (25/03).

Chico Anysio, figura importante na televisão brasileira, começou na rádio na década de 50 e foi o primeiro grande artista multimídia do Brasil. Era um artista completo. A estreia na TV aconteceu em 1957 e o primeiro programa humorístico, Chico Anysio Show, foi lançado no início da década de 60.

Criou mais de duzentos personagens, o mais famoso deles foi o Professor Raimundo. A “Escolinha do Professor Raimundo” era apresentada como quadro de outros programas, mas na década de 90 virou uma atração independente e ia ao ar aos sábados à noite. Fez tanto sucesso que passou a ser exibida de segunda a sexta-feira, às 17h30 da tarde. A Escolinha lançou vários humoristas, como Tom Cavalcante e Cláudia Gimenez.

Chico era conhecido como uma pessoa generosa. Dava oportunidade para artistas e resgatava grandes nomes que não tinham mais espaço na TV, como Zezé Macedo, Grande Otelo e Costinha. Essa generosidade também se dava fora do campo profissional.  Henrique Moreira foi amigo de infância de Lug de Paula, filho de Chico Anysio, e tem muitas lembranças boas da época. Ele se lembra de um aniversário de Lug no sítio da família em Piraí/RJ. “O Chico fretou um ônibus para levar a molecada pra festa no sítio, ele era muito atencioso”, recorda.

As composições mais famosas são:

- Rio Antigo que compôs junto com Nonato Buzar. A música foi gravada na voz de Acione, Cauby Peixoto e pelo próprio Chico em parceria com Mussum.

- De como um garoto apaixonado perdoou por causa de um dos mandamentos ficou conhecida na voz de Wilson Simonal.

- Sou tia de Chico Brit, também cantada po Elis Regina, compôs em parceria com Dolores Duran que gravou um LP praticamente só com músicas de Chico.

Criou o grupo Baiano e os Novos Caetanos, onde compunha junto com os outros integrantes, Arnaud Rodrigue e Renato Piau, as músicas dos LPs. O nome escolhido para o grupo criado satirizava a banda Novos Baianos e o cantor Caetano Veloso. O primeiro disco do grupo foi lançado em 1974 e algumas músicas que fizeram sucesso foram “Dendalei (Dentro da Lei)”, “Selva de Feras” e “Vô batê pa tu”, esta última fala das delações da ditadura.