Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Parque da Cidade: Terceira idade com mais saúde e disposição

 Por Victória Melo


Dona Cleusa se exercitando na ATI
Ponto de encontro dos praticantes de atividade física, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek , reúne pessoas que buscam saúde e bem estar. E não são apenas os jovens que procuram se exercitar. Quem já chegou à terceira idade, não fica para trás.

A aposentada Ana Ferreira, 68 anos, caminha no parque todos os dias e afirma que a prática de exercícios só trouxe benefícios. “Eu era muito sedentária, tinha pouca disposição para fazer as tarefas do dia a dia. Os exercícios me estimularam e hoje tenho mais energia”, conta.

A atividade física na terceira idade pode contribuir para um estilo de vida mais saudável. O educador físico Pedro Guimarães explica que exercícios para idosos, não só aumentam a saúde e evitam doenças comuns na velhice, mas também diminuem as chances de quedas, falta de equilíbrio e fraqueza nas pernas.  "Quem chega à terceira idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo", diz.

Carlos Guimarães, 60 anos, descobriu que tinha diabetes em 2009 e diz que o exercício ajudou a controlar a doença. “Meu humor melhorou bastante e a minha aparência também. Eu me sinto outra pessoa”, afirma.

Uma boa opção para os idosos que buscam se exercitar no Parque da Cidade é a Academia da Terceira Idade (ATI). Localizada próximo ao estacionamento número 10, o local já é ponto de confraternização entre a melhor idade. “Todo mês a gente faz um café da manhã para comemorar os aniversariantes do mês. Nós já somos uma família”, diz com satisfação Dona Cleusa dos Santos Sousa, 74 anos.

Saúde física e mental

Além de favorecer o corpo, a prática de atividades físicas ajuda na diminuição do estresse, da angústia e da ansiedade, renovando as energias e proporcionando prazer, relaxamento e bem-estar.
Maria de Lurdes, 57 anos, conta que nunca tinha feito atividade física  e, desde iniciou, sentiu grandes mudanças. “Venho todos os dias ao parque e, quando não posso vir, sinto muita falta. Além de cuidar da saúde, a gente acaba conhecendo pessoas, fazendo amizades e isso ajuda na autoestima. Antes eu era uma pessoa triste e hoje sinto mais alegria”, conta ela, que pratica 30 minutos de caminhada diariamente.

O exercício tem o papel fundamental na vida das pessoas idosas. “Através dos exercícios, eles sentem melhora do sono, da oxigenação e do comportamento de uma forma geral, o que contribui para a longevidade”, afirma o educador físico Pedro Guimarães.



Confira a turma da terceira idade na ATI: