Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conic - A casa dos quadrinhos no DF

A fachada azul escura contrastante com grandes letras amarelas chama atenção de quem passa por dentro do Setor de Diversões Sul. A Kingdom Comics é, há 18 anos, ponto de encontro de amantes da nona arte. A loja, que começou com a venda de camisetas e quadrinhos importados, com o passar dos anos foi incorporando mais itens no seu catálogo e hoje, além dos quadrinhos e camisetas, também vende mangás, miniaturas e RPGs.



O estabelecimento consegue os produtos que preenchem suas prateleiras por meio dos colecionadores. Isso porque raramente editoras de quadrinhos entregam materiais para eles. A Kingdom trabalha, em sua grande maioria, com quadrinhos fora de série que não são encontrados facilmente.

Leia também: literatura e música no Conic

Alessandro Alves da Silva sempre gostou de estar no Conic, pois achava o ambiente alternativo do lugar um atrativo. Alessandro trabalhou em algumas lojas pelo Setor de Diversões Sul e, hoje, trabalha no “reino” dos quadrinhos. Para ele, o trabalho na loja é interessante e o público que a frequenta é bastante variado. “É divertido (trabalhar aqui). É sempre surpreendente, vem muito turista, muita gente excêntrica também”, afirma.

O estudante Samuel Felipe está morando na capital há pouco tempo, mas costumava visitar a cidade e soube da loja por indicação de amigos. “Eu conheço Brasília há muito tempo, só que nunca morei aqui. Ai eu perguntei pra todo mundo e me indicaram aqui. Eu gosto muito de anime, mangá e tal”, confessa.

Bruno Toledo é leitor de quadrinhos há quase 20 anos e conheceu a Kingdom pela internet, a partir dai começou a ir à loja para encontrar algumas de suas revistas preferidas. “Eu gosto muito de Marvel e DC, tanto as [histórias] mais novas quanto as antigas. E dá pra encontrar muita coisa aqui.”, explica. Ele conta que antes de ir a loja tinha certa preocupação com o lugar e todo o seu estigma. “Eu tinha um pouco de preconceito antes de vir, não tenho preconceito mais não. Agora eu sei que aqui tem muita coisa barata”, admite.

O reino das camisetas e quadrinhos no Conic / Foto: Gabriel Veras


Para o Alessandro, essa imagem ruim que o Conic tem vem da fama que o lugar adquiriu durante o passar dos anos. “Muita gente tem o conceito do Conic dos anos 80, com muita prostituição. Hoje em dia não é tanto assim. E a galera fala que achava que aqui era muito mais perigoso”, explica. Entretanto, hoje em dia o lugar está diferente, apesar de se manter como um local da cultura underground do DF. Não é raro ver famílias passeando por suas galerias e crianças correndo por seus pátios internos.

É hora de mudar

Desde agosto a Kingdom Comics, em parceria com outras lojas do Conic, organiza o evento gratuito Música e Movimento que tem como um dos objetivos mudar o jeito com que o lugar é visto. O evento acontece uma vez por mês no pátio em frente a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. O evento está fazendo sucesso e marcas como a DC e a Capital Skateboard estão patrocinando.

Mangás fazem sucesso na
 Kingdom Comics /  Foto: Gabriel Veras


No dia 11 de outubro de 2014 o Música e Movimento foi dedicado para as crianças, onde ofereceu diversas brincadeiras voltadas para o público infantil. “A gente fez um evento pro dia das crianças e tinham muitas crianças de uns cinco, seis anos. Distribuímos algodão doce, e elas curtiram muito”, destaca Alessandro. 

Por Gabriel Veras