Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Gastrite é caracterizada como um “mal do século XXI”

Má alimentação e situações de estresse são algumas das principais causas da doença
Por Gabriella Kolling

Dores no estômago, queimação e enjoos são sintomas de uma mesma doença, a gastrite. Caracterizada como um ‘mal do século XXI’, a gastrite é uma inflamação da mucosa estomacal, causada por fatores como a má alimentação e a presença da bactéria Helicobacter pylori.

Segundo o médico João Lucena Farias, a doença pode aguda ou crônica. “A gastrite aguda se manifesta subitamente, devido a fatores como o uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios, alimentos contaminados e até mesmo o estresse físico ou psicológico. Já a crônica pode ser causada pela bactéria H. pylori, e consequentemente a redução da produção do ácido gástrico do estômago”, explica.

(Fonte: wmnett.com.br)
A estudante Maria Eugênia Caminha, 21 anos, sofre da chamada ‘gastrite nervosa’, uma vertente da doença que se manifesta em situações de estresse e desconforto, com ligação psicológica. “Eu descobri que tinha gastrite nervosa com 13 anos. Quando eu não me alimentava bem e passava por uma situação estressante, como fazer uma prova, por exemplo, sentia fortes dores no estômago e náuseas”, ela conta.

Durante as crises da doença, Maria conta que chegava a perder cerca de três quilos. Mas como sua doença era principalmente associada ao aspecto psicológico, não havia um medicamento preventivo para evitar os sintomas.

“Eu só podia me medicar quando já estava passando mal. Por isso, no meu caso, o tratamento foi mais demorado, e com o tempo consegui controlar o emocional, e assim, evitar as crises fortes de gastrite”, a estudante finaliza.

Já a empresária Bruna Costa, 27, sofre da gastrite aguda causada pela bactéria Helicobacter pylori. Segundo ela, tudo começou por causa da alimentação ruim e desregulada. “Como eu sempre trabalhei desde muito cedo, sempre tive que fazer a maioria das minhas refeições na rua. Por isso, comia muita besteira e não me alimentava no horário correto. Passava até sete horas sem comer”, conta.

Por causa da má alimentação, Bruna começou a sentir os sintomas da doença e procurou um médico. Depois de uma endoscopia digestiva, exame específico para detectar doenças estomacais, a empresária descobriu que sofria de gastrite e então teve que começar um tratamento para combater a bactéria.

“Depois de um longo processo e um tratamento delicado, os sintomas foram desaparecendo. A mudança na minha alimentação também foi primordial, na verdade, acho que o principal na hora de combater a gastrite”, ela finaliza.

Prevenção

Segundo o Dr. João Lucena vários fatores e medidas podem influenciar na hora de prevenir a gastrite. Se alimentar adequadamente no máximo de três em três horas, controlar o uso de medicamentos como os anti-inflamatórios e a aspirina, e evitar a ingestão excessiva de álcool e cigarro são algumas das medidas.

Frutas e alimentos ácidos podem irritar o estômago e causar os sintomas da gastrite, assim como a ingestão abusiva da cafeína e do leite, que para muitos leigos funciona até como um possível ‘remédio’ para a doença.

“A boa alimentação é base de tudo para o bom funcionamento do nosso organismo, não só para a prevenção de doenças como a gastrite. Por isso, é preciso se alertar na hora das refeições, não abusar de alimentos industriais, e, sempre que possível, optar por opções naturais”, ele finaliza.